Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

CEBDS busca implantar padrões de sustentabilidade nas empresas

Quinta, 13 de Dezembro de 2012

O Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável é uma referência tanto para as empresas quanto para  parceiros e governos. A instituição foi a primeira no país a tratar da questão da sustentabilidade dentro do conceito do Tripple Botton Line - criado nos anos 1990 por John Elkington, cofundador da ONG internacional SustainAbility - , que orienta a atuação das empresas a partir de três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

Criado em 1997, o CEBDS é uma associação nacional de empresas, sem fins lucrativos, que lidera os esforços para implementar o desenvolvimento sustentável no Brasil. A entidade representa no Brasil a rede World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) - reconhecida como a instituição empresarial de maior reputação no mundo, com 200 grupos empresariais, atuantes em todos os continentes. As formas de atuação do CEBDS estão divididas em quatro pilares: Câmaras Temáticas; Interlocução com o Setor Público; Representação internacional; e Eventos Bienais - Ciclo de Encontros Sustentável e Congresso Internacional Sustentável.

O Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade é composto por palestras que discutem a questão de acordo com temas de interesse regional e que acontecem em diferentes cidades brasileiras. Depois de sua primeira edição em 2006, na capital paulista, o CEBDS assumiu o compromisso de descentralizar o ciclo, realizado nos anos pares, levando as discussões para além do eixo Rio-São Paulo. No entanto, em função da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em 2012 o CEBDS optou por realizar o Congresso Sustentável 2012 – Uma Agenda para a Rio+20. O foco foi a busca de respostas para acelerar a implementação da sustentabilidade, com a proposta de metas para o setor empresarial, políticas publicas e mudanças no comportamento do consumidor.

Por sua vez, o Congresso Internacional Sustentável reúne os maiores especialistas dos setores público e privado, academias e ONGs do Brasil e do mundo para as discussões mais atuais sobre sustentabilidade. O evento conta com o apoio do WBCSD, bem com o patrocínio de empresas associadas. Algumas edições também contaram com as parcerias de órgãos da ONU como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), de ONGs como a WWF Brasil, e de alguns setores governamentais brasileiros.

Já as Câmaras Temáticas são grupos formados por técnicos e gestores das empresas associadas, com o objetivo de discutir soluções para problemas comuns e práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. As câmaras são divididas entre os temas: Água; Biodiversidade e Biotecnologia; Comunicação e Educação; Finanças Sustentáveis; Construção Sustentável; Energia e Mudança do Clima. Cada tema foi selecionado segundo a demanda e as necessidades das empresas associadas em discuti-los, bem como o contexto nacional e internacional de cada uma das questões abordadas.

Entre suas ações, o conselho foi responsável pelo primeiro Relatório de Sustentabilidade do Brasil, em 1997, representa suas associadas em todas as Conferências das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (desde 1998) e de Diversidade Biológica (desde 2000); e ajudou a implementar no Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o World Resources Institute (WRI), a principal ferramenta de medição de emissões de gases de efeito estufa, o GHG Protocol, a partir de 2008.

Outro importante feito da entidade foi idealizar e realizar o Rio Cidade Sustentável, projeto de infraestrutura urbana e transformação social que articula poder público, empresas e moradores para melhorar a qualidade de vida das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, no Morro da Babilônia, localizado no Leme, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

O CEBDS também foi responsável pelo lançamento do "Visão Brasil 2050", em 2010, documento de estudos que propõe uma agenda comum para “O futuro que queremos” (nome do Documento Final da Rio+20) e as tarefas que precisam ser cumpridas para alcançá-lo. A sua elaboração contou com a participação de mais de 400 pessoas e aproximadamente 60 empresas envolvidas diretamente.

Como fazer parte do CEBDS

Atualmente, o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável tem em seu quadro de associados 74 grupos empresariais no Brasil. As empresas interessadas em associar-se à entidade devem entrar em contato por meio do e-mail cebds@cebds.org ou do telefone (21) 2483-2250.

No ato da associação, a empresa recebe uma Carta de Princípios Éticos. O documento é uma síntese das normas gerais que orientam as ações do setor empresarial na busca por padrões sustentáveis de desenvolvimento, que protege sua autonomia e sua independência, sem ferir os indispensáveis limites éticos consagrados pela sociedade.

Fonte: Globo Ecologia














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.