Warning (2): fopen(/home/storage/0/65/48/cedslitoralnorte1/public_html/portal2011/tmp/cache/models/cake_model_default_videos) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory [CORE/cake/libs/file.php, line 156]
Warning (2): unlink(/home/storage/0/65/48/cedslitoralnorte1/public_html/portal2011/tmp/cache/models/cake_model_default_programas) [function.unlink]: No such file or directory [CORE/cake/libs/file.php, line 292]
Capelinha da Enseada será restaurada - Portal CEDS

Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Capelinha da Enseada será restaurada

Quinta, 07 de Junho de 2012

Destino da  capela do Senhor Bom Jesus, na Enseada, em São Sebastião,foi discutido em reunião realizada com moradores da Costa Norte e representantes da sociedade civil, associação de bairro e profissionais da Prefeitura de São Sebastião no dia 30 de maio de 2012. Há algum tempo a comunidade iniciou um movimento na tentativa de reverter a precariedade em que o imóvel se encontra, carente de recuperação.

Entre os presentes à reunião o arqueólogo Wagner Bornal e a historiadora Aline Mazza, ambos da Fundação Educacional e Cultural e Sectur (Secretaria de Cultura de Turismo), além do padre Marcelo Ramos Thurmann, da Igreja Católica e Jacqueline Vieira, membro do Instituto Terra & Mar. 

Após esse primeiro contato, o próximo passo do grupo será a formação de equipes que desenvolverão todas as fases do projeto de recuperação, a começar pela realização do memorial descritivo.

De acordo com Wagner Bornal, esta movimentação da população é extremamente importante para a revitalização e manutenção do patrimônio cultural local. “Isso porque une os munícipes e o Poder Público em ações que têm por objetivo contar e valorizar a história da cidade”, observou.

A historiadora, por sua vez, ressaltou a participação popular em todos os momentos desde o início do processo e afirmou sentir a vontade das pessoas em lutar pelo resgate de sua herança histórica. “Isso é algo extremamente satisfatório, além de motivador”, disse.

História - Localizada entre a praia e a rodovia, a construção dedicada ao Senhor Bom Jesus é popularmente conhecida como “capelinha de bairro” e, apesar de ter anexos e reformas pós-construção, pode-se reconhecer nela o modelo utilizado nas demais obras religiosas na região datadas da primeira metade do século XX. 

Suas características são visíveis pela fachada, um tipo de frontão triangular que acompanha as duas águas do telhado, pináculos no fechamento deste frontão e sineiro central. O patrimônio, em alvenaria de tijolos de barro, é um marco da ocupação urbana da Costa Norte. 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.