Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Caiçaras 'ganham' ilha em São Sebastião

Segunda, 23 de Janeiro de 2012

A SPU (Secretaria de Patrimônio da União), dona constitucional da Ilha Montão de Trigo dará para a comunidade de 14 famílias caiçaras, todas de pescadores, a ilha onde eles vivem há mais de três séculos.

A ilha tem casas precárias, que abrigam 52 pessoas (16 crianças), espalhadas por trilhas na mata, uma escola e um improvisado píer e não tem energia elétrica. 

A comunidade vai se tornar dona, na prática, dessa ilha na rica costa sul de São Sebastião, no litoral norte de SP, com isso terão  autorização para ocupar e explorar a ilha.

O documento, que deve ser expedido até fevereiro de 2012, vai impedir que a ilha seja alvo de grilagem ou especulação imobiliária de alto padrão.

Desde 2010, o governo vem acelerando a concessão do Taus (Termo de Autorização de Uso Sustentável) a grupos tradicionais, mas é a primeira vez que isso beneficia ilhéus. A maioria dos beneficiários são comunidades ribeirinhas em Estados como Amazonas, Pará e Maranhão.

Não há praia na ilha. De Barra do Una, onde é possível alugar barcos, a distância é de 14 km ou 30 minutos.

Com este título, os moradores poderão requerem benefícios sociais e melhoria da infraestrutura e no atendimento de saúde. Além disso, a preservação do local trará interessados em turismo ecológico, já que Montão do trigo oferece diversos atrativos como pesca amadora, mergulho, surfe,  entre outros.

Fonte: Tv Folha/José Benedito da Silva














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.