Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Brasileiros se preocupam com destino e desperdício de alimentos

Quinta, 12 de Julho de 2012

Uma pesquisa realizada pela Unilever mostrou que nós brasileiros somos a nação que mais se preocupa com o desperdício de alimentos. Apesar de termos a impressão de que não.

Foram entrevistados quatro mil pessoas de oito países diferentes (Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, Polônia, Reino Unido, Rússia e Turquia) e os resultados mostraram que 96% dos brasileiros se preocupam com a quantidade de comida desperdiçada. A pesquisa também apontou como relevante o descarte sustentável dos resíduos provenientes de restaurantes, lanchonetes, supermercados, etc.

Hoje, de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), 1/3 dos alimentos produzidos no mundo acabam no lixo. No Brasil, 64% do que se planta é perdido ao longo da cadeia de produção e 20% do total é descartado durante ou após o processamento culinário.

 A pesquisa mostrou que os países emergentes foram os que mais demonstraram preocupação com a quantidade de comida descartada nas refeições fora de casa. Além do Brasil, Turquia (92%) e China (91%) também citaram o problema. Norte-americanos (79%), alemães (77%) e russos (69%) demonstraram menos interesse na questão.

Os cidadãos dos países em desenvolvimento novamente se destacaram ao demonstrarem estar dispostos a pagar mais por refeições em restaurantes sustentáveis.

Site: Planeta Água 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.