Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Avistar2012 vai discutir observação de aves no Brasil

Quinta, 17 de Maio de 2012

Olha o passarinho! Certamente essa será uma das frases mais usadas durante o 7º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar 2012, que vai acontecer de 17 a 20 de maio de 2012, no Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. O evento terá congresso e feira com várias atividades abertas ao público. A previsão é de 4 mil visitantes por dia .

Entre os destaques da programação, que também se estende no parque Ibirapuera e no Parque Vila Guilherme Trote, estão palestras a apresentação dos principais destinos de observação de aves no Brasil  e na América Latina, além da apresentação dos Parques Nacionais onde é possível praticar  a Observação de aves. Além disso, haverá a exposição de fotos de aves brasileiras do concurso Avistar, jogos, oficinas de desenhos e fotos de aves, mesas redondas e saídas para fotos e observação de aves em Cubatão e Mogi das Cruzes.

O destaque na área de turismo será a divulgação dos resultados do 1º Censo Brasileiro de Observação de Aves, que vai traçar um perfil inédito do Birdwatcher brasileiro.  “A prática da observação de aves tem crescido muito no Brasil, e ainda existe muito espaço para crescer" diz Guto Carvalho, organizador do evento. Nos EUA, estima-se que 46  milhões de pessoas sejam adeptas do birdwatching, como é chamado, e na Europa, cerca de 30 milhões. "… É hora de olharmos para a natureza, ver o que ela nos oferece, aprender e conviver pacificamente com ela”, completa.

O Avistar Brasil 2012 será composto por um congresso com oficinas práticas, mesas-redondas, mini-cursos e encontros de praticantes. Um curso sobre observação de onças é um dos destaques do evento. A feira vai abrigar cerca de 40 estandes com hotéis pousadas, editoras, empresas e órgãos governamentais e não-governamentais ligados à atividade. O ecnontro começou em 2006 e  acontece uma vez ao ano.

A observação de aves é uma atividade praticada ao ar livre, em parques, fazendas, campo ou cidade. É o segmento de ecoturismo com maior potencial de crescimento no Brasil, os observadores se interessam somente por aves livres, viajam por todo o Brasil, registram em fotos, discutem a identificação, gravam os sons, anotam o comportamento. 

Com cerca de 100 milhões de praticantes em todo mundo, a observação de aves cresce dia-a-dia no Brasil, onde estima-se reunir aproximadamente 10 mil pessoas. 

 Confira a programação completa em www.avistarbrasil.com.br. As inscrições para o congresso são pelo site. O ingresso custa R$ 180 e R$ 100 para estudantes

Fonte: Avistar 2012














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.