Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Aprendizado e descontração com Cesar Bargo

Quarta, 08 de Agosto de 2012

Matéria de Leonardo Kanashiro - AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Cesar Bargo, professor na Unisantos, esteve na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, em Caraguatatuba, no dia 04 de julho de 2012, com o intuito de passar o seu conhecimento no ramo da comunicação aos alunos da AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS. Ele iniciou sua palestra se apresentando e falando um pouco sobre o seu trabalho e sua vida. 

Mas, o que chamou muita atenção da turma foi o seu trabalho de doutorado, no qual ele fez uma pesquisa sobre peças teatrais e explicou sobre a censura das peças. Assim, ele pôde falar sobre o que é a censura e as diferentes formas como ela se apresenta para nós.

Dando continuação a sua palestra, César explicou sobre a “mediação” que, segundo ele, é um meio de controle que tem a serventia de trazer o conveniente, padronizar ou até mesmo escolher um aspecto de um determinado assunto, dependendo da intenção de uma pessoa.

Cesar, durante a palestra, ao perceber um integrante do projeto Jovens Protagonistas ali presente, que filmava a aula, aproveitou a brecha para explicar sobre os tipos de enquadramento, dizendo ainda que a escolha do foco pode passar a impressão de espontaneidade ou de formalidade, bem como o próprio modo como os recursos em volta estão dispostos.

Partindo para sua autobiografia, usou um sistema inesperado de resumo, alegando ser este um “sistema visual” de síntese.  Ele coloriu algumas palavras (palavras-chave) em amarelo, deixando as demais em branco que, quando lidas, formavam um texto auxiliar, que sintetizava o texto principal.

 O grupo da AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS foi discutindo algumas dúvidas que surgiam à medida que a oficina acontecia e todos chegaram ao “caos”. Mas, todos descobriram que isso, o caos, não era o que a turma imaginava e, sim, que “caos” é uma ordem desconhecida, segundo os ensinamentos do professor Cesar.  Passada essa parte, ele ensinou que todo modo de comunicação pública requer uma regra em comum, como o acordo, os procedimentos, os conhecimentos e o compromisso.

Entre os últimos assuntos, ele citou a sequência analógica e sequência digital, explicando as diferença usando comparações. Para finalizar a palestra, abordou o surgimento do cinema como uma necessidade de “contar histórias”, relatar. E todos nós fazemos isso desde a pré-história. As primeiras formas de cinema, como o flipbook, teatro de sombras, zootropo e os irmãos Lumiere - tudo isso foi falado por Cesar e com muito entusiasmo. 

 Segundo Aimée Vieira, integrante da AGÊNCIA JOVEM DE NOTÍCIAS, a palestra foi de grande aprendizagem. “Serviu de incentivo para que eu possa me dedicar mais ao nosso projeto da AGÊNCIA, pois o que eu aprendi será muito útil para várias ocasiões”, finalizou Aimée. 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.