Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

Alunos de Caraguá integram agência jovem de notícias ambientais

Quarta, 11 de Julho de 2012

Em uma sala da Escola Estadual Colônia de Pescadores, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba, um grupo de jovens ouvem atentamente as explicações do monitor relacionadas à elaboração de textos jornalísticos e da criação de produtos audiovisuais. Esta é apenas a primeira parte da aula ministrada todas as segundas-feiras. 

A segunda parte é justamente a hora de colocar tudo o que se aprendeu em prática em uma rádio sintonizada durante o período do intervalo dos alunos, das 15h30 às 15h50. “O nosso objetivo é capacitar os alunos a produzirem conteúdos jornalísticos sob o olhar do jovem, com a temática socioambiental. A difusão de tudo isso será feita por meio de programas de rádio, pequenos vídeos, criação de blog e edição de um jornal ao término do projeto lá para o mês de setembro”, explicou a jornalista e educadora socioambiental Frederica Giovanna Fochesato. 

Ao todo o projeto denominado ‘Agência Jovem de Notícias Ambientais do Litoral Norte’ conta com a participação de 14 estudantes, entre alunos e ex-alunos da unidade de ensino, com idade de 15 a 18 anos. A meta, de acordo com a professora, é produzir 24 notícias escritas, 18 notícias em rádio, dois vídeos e um jornal impresso, totalizando 45 produtos de comunicação. 

“Este ano estamos desde março focando neste projeto que conta com investimento direto do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (Ceds). Nosso foco aqui é elaborar notícias ambientais do Litoral Norte utilizando as várias plataformas midiáticas e, é claro, levando as discussões sobre cidadania e meio ambiente”, complementou. 

Formado em 2009 dentro da própria instituição de ensino o jovem Victor Ulisses Pugliese, 20 anos, voltou a frequentar as salas de aula do colégio quando ficou sabendo do projeto e da importância que isto pode ter para a sua vida lá na frente. Estudante de análise de desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal, o aluno tenta integrar os aprendizados das aulas do curso com as ferramentas voltadas para a internet. “Formei-me em 2009 e no ano seguinte fiquei sabendo do início do grupo. Não pensei duas vezes e já procurei me integrar e começar os trabalhos. Hoje, vejo este projeto como uma grande oportunidade de aprendizado e como sempre gostei de multimídia este será um projeto certeiro para complementar a minha formação. Espero que consiga continuar nele por muitos outros anos”, frisou. 

Victor e outros dois colegas da turma irão representar o grupo na Rio+20, encontro mundial que está acontecendo no Rio de Janeiro. Os alunos deverão produzir material para transmitir na rádio da escola. “Sempre acompanhei de perto esses encontros de meio ambiente, agora com certeza a experiência na capital carioca será uma experiência única que carregarei para o resto da minha vida”, planejou. 

Um dos mais novos no grupo, Pedro Marcos Diniz de Melo, 14 anos, conta que sempre gostou de escrever. Há dois meses participando das aulas, o estudante do 9º ano recebeu uma indicação do professor de português e desde então não pretende mais abandonar o time. “Vejo esta como uma experiência a mais para o meu currículo mesmo que não siga a carreira de jornalista ou ambientalista esta é a oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais das questões socioambientais. Acho que tudo isso trará resultados muito positivos além do que aprendemos aqui o quanto é difícil conviver com outras pessoas e suas opiniões diversas”, ponderou.

Fonte: Imprensa Livre/Josiane Carvalho














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.