Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

3ª Oficina de Turismo Sustentável será em Caraguatatuba

Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

Seleção Participativa e Formatação de Produtos Regionais é o tema da terceira de um conjunto de oito oficinas sobre turismo sustentável promovidas pelo CEDS. A 3ª Oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo” acontece no dia 29 de fevereiro de 2012, das 9 às 17 horas no Jangada Flat (Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 751 – Centro – Caraguatatuba).

O objetivo é continuar as discussões sobre as diretrizes do turismo sustentável e debater sobre seleção e formatação de produtos em diversos segmentos do turismo sustentável (náutico, cientifico, cultural, pedagógico, observação de aves, ecoturismo, aventura, entre outros). 

Esta proposta, realizada em parceria com as Unidades de Conservação, pretende instrumentalizar a região para as etapas iniciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral Norte Paulista, que tem os seguintes eixos:

  1. Discussão das Diretrizes de Turismo Sustentável para o LN-SP; 
  2. Nivelamento de conceitos em Turismo Sustentável; 
  3. Seleção participativa de produtos regionais;
  4. Valoração ambiental; 
  5. Certificação de produtos e serviços;
  6. Turismo Sustentável e experiências exitosas;
  7. Proposta do Mosaico do Litoral Norte/SP e Turismo Sustentável; 
  8. Plano de Comunicação e Marketing; 

Turismo Sustentável

Foi eleito pelo Comitê do Diálogo para a Sustentabilidade (COMDIAL) como norteador das ações previstas para 2011/2012 em função da evidente importância econômica, cultural, social do  Litoral Norte/SP, tendo como público alvo o poder público local, as Unidades de Conservação, as instituições de ensino e pesquisa, as entidades da sociedade civil, o trade turístico, entre outros atores sociais regionais. 

Saiba mais sobre as oficinas anteriores:

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/oficina-de-turismo-sustentavel-acontece-com-sucesso

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/2-oficina-de-turismo-sustentavel-apresenta-estrategias-e-discute-acoes

Programação

Manhã

  • 9:00h às 9:30h – Abertura
  • Sr. Carlos  Zacchi (Gestor do Parque Estadual da Serra do Mar /Núcleo Caraguatatuba/ FF/SMA-SP)
  • Sr. Abel Fabrício Dias Filho (Secretario de Turismo de Caraguatatuba) 
  • Sr. Marcos Vinicius de Mello (PETROBRAS-UO-BS-SMS/MA - Gerente Setorial de Meio Ambiente) 
  • 9:30h às 10:00h - A experiência no planejamento e promoção de produtos turísticos no estado de SP, pela SETur.
  • 10:00h às 10:30h - Resumo da Oficina 2, preparando base técnica da Oficina 3, por Luciana Paolucci, Consultora.
  • 10:30h às 11:30h - Consolidação da composição mínima de elementos dos produtos turísticos para seleção pela oficina 3, conduzido por Luciana Paolucci, abrindo apresentação de propostas previstas para o período da tarde.
  • 11:30h às 12:15h - Demandas em turismo local voltada para a Copa 2014, por Marcos Sant’ana, Assessoria Especial da Secretaria Executiva Comitê Paulista da Copa 2014.
  • 12:15h às 12:30h - Demandas em turismo para estudos do meio, por Dino Xavier Zammataro, Consultor.

Tarde

  • 14:00h às 14:30h - Apresentação de produto turístico de impacto regional ilustrativo - para avaliação e seleção pela Oficina - Observação de Aves em Ubatuba, por Carlos Rizzo.
  • 14:30h às 16:15h - Apresentação de propostas de produtos turísticos regionais, visando seleção máxima de 5 produtos turísticos de impacto regional nesta fase inicial, com moderação de Paul Dale e coordenação de Patricia Ortiz, com apoio de Luciana Paolucci.
  • 16:15h às 16:30h - Consolidação da seleção de até 5 produtos turísticos de impacto regional para composição do programa de turismo sustentável do Litoral Norte, por Edson Lobato.
  • 16:30h às 17:00h- Informes sobre o processo de criação das diretrizes para o programa de turismo sustentável do Litoral Norte e do respectivo plano de comunicação, visando integração com iniciativas afins, por Paul Dale.
  • 17:00h às 17:20h - Consolidação da estrutura inicial de gestão do programa de turismo sustentável, incluindo a gestão do respectivo plano de comunicação e dos produtos turísticos selecionados, por Patricia Ortiz.
  • 17h20 às17h 30: Encerramento.

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES:

Email: cursos@cedslitoralnorte.org.br

Telefone: (12) 3892.3610














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.