Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

280 crianças do “Interior na Praia” se reúnem em passeio de barco para Parque Estadual da Ilha Anchieta

Sexta, 20 de Janeiro de 2012

Depois da emoção de ver o mar pela primeira vez, cerca de 280 crianças que estão participando da etapa “Interior na Praia” do programa “Turismo do Saber” no Litoral Norte de São Paulo tiveram a oportunidade de passear de barco e conhecer o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba.

Por meio de uma iniciativa inédita, o passeio reuniu em Ubatuba, todas as crianças que vieram para o Litoral Norte e ficaram divididas entre as quatro cidades.  O gestor do Peia, Tasso Drummond, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o secretário municipal de Turismo, Maurício Petiz, deram as boas vindas às crianças no Píer Saco da Ribeira, que era o ponto de partida para a aventura dos pequenos estudantes. 

 Além da experiência de navegar a bordo de uma escuna, algo novo para a maioria das crianças, ao desembarcar no Parque Estadual da Ilha Anchieta, os alunos conheceram um pouco da história do local, visitando as ruínas do antigo presídio. Eles também tiveram a oportunidade de ver de perto um pouco da fauna, como capivaras, saguis, quatis e lagartos e conhecer a Praia das Palmas, uma das oito existentes na Ilha Anchieta.

 Para o gestor da unidade, Tasso Drummond, esta iniciativa foi gratificante. “Nunca tínhamos reunido os visitantes das quatro cidades neste passeio.  Por meio desta parceria entre Fundação Florestal e Prefeitura de Ubatuba, pudemos dar a eles a oportunidade de conhecer o Parque Estadual da Ilha Anchieta, que além de ser uma parte importante das belezas naturais de Ubatuba, ainda é uma unidade de conservação e um patrimônio histórico.”

 Turismo do Saber

O “Interior na Praia” é uma das etapas do programa “Turismo do Saber”, que é realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), a Secretaria da Educação e as prefeituras  municipais.  Neste ano, o Litoral Norte recebeu estudantes das cidades de Anhembi, Aparecida do Norte, Bofete, Botucatu, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Conchas, Descalvado, Fernando Prestas, Itibirá, Ibitinga, Itatinga, Jambeiro, Lavrinhas e  Lorena.

 São crianças, de 9 a 11 anos, da Rede Pública de Ensino de 32 cidades do interior que estão passando cinco dias de suas férias no litoral paulista para conhecer o mar, de 16 a 20 de janeiro de 2012. O programa conta com ônibus, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações a seus destinos. O alojamento é cedido pelas prefeituras municipais, por meio de suas secretarias de Educação. Em julho de 2011, a etapa “Litoral no Campo” leva alunos do litoral para passar cinco dias de suas férias nas montanhas da região do Vale do Paraíba e Serras.

Fonte: Fundação Florestal














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.