Litoral Norte Sustentável

Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre o CEDS

2ª Oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentavel do Litoral Norte-SP”

Quinta, 10 de Novembro de 2011

A segunda oficina de Turismo Sustentável " Discutindo conceitos e estratégias para a formatação de produtos em Turismo Sustentável" acontece no dia 30 de novembro de 2011 e prevê uma discussão participativa sobre os conceitos e as estratégias para a formatação de produtos em diversos segmentos do turismo sustentável, além de finalizar a discussão iniciada sobre as diretrizes para o Litoral Norte, sobre o Plano de Comunicação e sobre a marca/conceito para o Programa proposto.

O Turismo Sustentável foi eleito pelo Comitê do Diálogo para a Sustentabilidade (COMDIAL) como norteadora das ações previstas para 2011/2012 em função da evidente importância econômica, cultural, social.

Esta proposta, realizada em parceria com as Unidades de Conservação, pretende instrumentalizar a região para as etapas iniciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral Norte Paulista, que tem os seguintes eixos:

  1. Discussão das Diretrizes de Turismo Sustentável para o LN-SP; 
  2. Nivelamento de conceitos em Turismo Sustentável; 
  3. Seleção participativa de produtos regionais;
  4. Valoração ambiental; 
  5. Certificação de produtos e serviços;
  6. Turismo Sustentável e experiências exitosas;
  7. Proposta do Mosaico do Litoral Norte/SP e Turismo Sustentável; 
  8. Plano de Comunicação e Marketing;

Serviço:

DATA: 30 de NOVEMBRO DE 2011(QUARTA-FEIRA), DAS 9 ÀS 17HS. 

LOCAL: HOTEL ILHA FLAT - Av. Princesa Isabel (avenida principal), 747 – Perequê – Ilhabela – SP.

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES:

Email: cursos@cedslitoralnorte.org.br

Telefone: (12) 3892.3610

SAIBA MAIS SOBRE A 1ª OFICINA:

http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/oficina-de-turismo-sustentavel-acontece-com-sucesso

O relatório completo da primeira oficina está disponível no site, em pdf.

Programação - Manhã

  • 9:00h às 9:20h – Abertura com Sr. Edson Lobato (Gestor do Parque Estadual da Serra do Mar /Núcleo São Sebastião/ FF/SMA-SP), Sra. Carolina Bio Poleto (Gestora do Parque Estadual da Ilhabela/ FF/SMA-SP), 

    Sr. Harry Finger (Secretário de Turismo Ilhabela) e 

    Sr. Maurício Petiz (Secretário de Turismo de Ubatuba)

    • 9:20h às 9:40h – Circuito Turístico Litoral Norte – Sra. Telma Della Monica (Diretora de Turismo de São Sebastião, Coordenadora do Circuito Turístico Litoral Norte).

  • 9:40h às 10:00h – Grupo Gestor dos 65 municípios indutores - Cristina Arruda de Aquino Tubis Martins (Coordenadora do Grupo Gestor, Empresaria, Conselheira do Comtur de Ilhabela).

  •  

    10:00h às 10:20h – Rota Dória - Sr. Alexandre Silva (membro da Comissão Histórico Cultural, membro do Comtur de Salesópolis, e membro Suplente do Conselho Consultivo do Núcleo Caraguatatuba/ Parque Estadual da Serra do Mar).

  • 10:20h às 11:00h – Encaminhamentos das Diretrizes de Turismo Sustentável e do Plano de Comunicação – Sr. Msc. Paul Dale (mediador da Oficina, Instituto Florestal/SMA-SP)

Apresentação das Marcas e Conceitos para o Programa de Turismo Sustentável do LN/SP - Sr. Giuliano Cesar Vieira Silva (Bacharel em Comunicação Social com Hab. em Publicidade e Propaganda, MBA Negócios da Sustentabilidades/CEDS).

  • 11:00h às 13:00h- Discutindo Conceitos e Estratégias para a Formatação de Produtos em Turismo Sustentável – Dra. Luciana Paolucci

Programação – Tarde

  • 14:00 às 16:45h – Dinâmica de Grupo: Conceitos e Estratégias para a Formatação de Produtos em TS - Dra. Luciana Paolucci.

  • 17:00h às 17:15h – Agenda para a próxima oficina e Encerramento.

 

Dra. Luciana Paolucci

 

É Bacharel em Turismo, concluiu o doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes - USP em 2005, com ênfase em Turismo.  Foi Professora do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, ministrando as disciplinas Análise Estrutural do Turismo e Administração de Meios de Hospedagem. Participou do grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ Planejamento e Gestão dos espaços para o Turismo. Ministrou e coordenou cursos de Turismo em diversas instituições de ensino como Centro Universitário Belas Artes, UNINOVE e UNISA. Desenvolve trabalhos de consultoria no que se refere à coordenação de planos de desenvolvimento sustentável do turismo e projetos relacionados à pesquisa de mercado, estudo de capacidade de carga e comunicação integrada. Foi Secretária de Turismo dos municípios de Tapirai e Ilha Comprida.

 














Convênio




Esse site é um registro passivo da memória do Convênio Diálogo para a Sustentabilidade que reuniu Petrobras, ReaLNorte e Universidade Católica de Santos e aconteceu de 2008 a 2012.